terça-feira, 15 de outubro de 2013

Fitopatologia - Conceito e História



Fitopatologia, ciência que estuda os organismos e condições ambientais que causam doenças em plantas, sendo portanto um dos tópicos que o Fiscal Federal Agropecuário do MAPA precisa saber.






   É uma palavra de origem grega (phyton = planta, pathos = doença e logos = estudo), podendo ser definida como a ciência que estuda as doenças em plantas, abrangendo todos os seus aspectos, desde o diagnóstico, sintomas, etiologia até sua profilaxia.

   As primeiras comprovações parasitárias foi esclarecidos por De Bary (1853), estabelecendo assim a Fitopatologia como a ciência que estudas as doenças das plantas. No início, muitas dificuldades foram encontradas pelos estudiosos deste ramo científico, entre elas estava o entrave de considerara o que estava doente ou sadio, o que era doença ou injúria física, entre outras dúvidas da época.
   
   A partir de então, muitas definições surgiram, entre elas está a de Gaümann (1946), que diz: “Doença de planta é um processo dinâmico, no qual hospedeiro e patógeno, em íntima relação com o ambiente, se influenciam mutuamente, do que resultam modificações morfológicas e fisiológicas” e Walker (1950), que diz “Plantas doentes são caracterizadas por mudanças na sua estrutura ou processos fisiológicos acarretadas por ambiente desfavorável ou por algum agente parasitário”.

   No entanto, os agentes de natureza infecciosa que causam danos as plantas incluem fungos, bactérias, fitoplasmas, vírus e viróides, nematóides, protozoários e plantas parasitas superiores. Esses patógenos causam doenças nas plantas da seguinte forma:
     a) Debilitando ou enfraquecendo o hospedeiro por absorção contínua de nutrientes da célula hospedeira para seu uso; 
     b) Destruindo ou causando distúrbios no metabolismo da célula hospedeira através de toxinas, enzimas ou substâncias reguladoras de crescimento por eles secretados;
     c) Bloqueando o transporte de alimentos, nutrientes minerais e água através de tecidos condutores;
     d) Consumindo o conteúdo da célula dos hospedeiro mediante contato.

   Dentre as causas de natureza não infecciosa destacam-se as condições desfavoráveis do ambiente (temperatura excessivamente baixa ou alta, deficiência ou excesso de umidade, deficiência ou excesso de luz, deficiência de oxigênio, poluição do ar), as deficiências e/ou desequilíbrios nutricionais e o efeito de fatores químicos.
   
   Estude para o concurso do MAPA, pelo blog Vivo Agronomia, cada semana um resumo sobre o que devemos saber para passar no certame e ser um Fiscal Federal Agropecuário do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.


Glauco Lima de Oliveira
Eng. Agrônomo








Nenhum comentário:

Postar um comentário