sexta-feira, 5 de maio de 2017

Maçã com Parafina. Verdade ou Mentira?

Cera sim, Parafina não

 

 

     A Cera que, geralmente, reveste a maçã e outras frutas, para deixá-las mais brilhantes e apetitosas nos supermercados, é na sua grande maioria, uma mistura de cera de carnaúba e resinas. As resinas são feitas à base de colofônia, que assim como a carnaúba, tem origem vegetal. Outras ceras também podem ser utilizadas, como é o caso da cera de abelha ou goma laca, esta última é de origem animal, ou seja, uma resina produzida pelo Kerria lacca, um inseto nativo da Tailândia, essa goma pode virar tanto verniz para madeira como resina para frutas.

   De acordo com a pesquisadora científica do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), Lenice Magali do Nascimento, o uso das Resinas  são apenas para dar brilho e torná-las mais atrativas, mas a Cera tem em sua utilização, um motivo mais nobre, que é de  repor a cera natural dos frutos, esta cera natural que as frutas possuem saem com a lavagem e o atrito da escovação pós-colheita, lavagem essa que tem o intuito de retirar o grosso da sujeita que vem do campo.

    Quando você colhe uma fruta em casa ou sítio, que não seja em uma produção comercial e sabe que nada de produto químico foi utilizado, percebe uma cera natural que a fruta possui. Com isso, a fruta tem maior tempo de prateleira, evitando ainda que ela transpire mais, e com isso, perca água.

    Lenice retrata ainda que uma fruta sem a cera duraria três dias, contra uma semana ou mais com o revestimento, e que as maçãs no Brasil não recebem a cera artificial nas indústrias. Como são ceras naturais, não causam problemas, pois são consideradas aditivos alimentares pela Comissão Europeia.

    No Brasil as empresas produtoras de maçã, como o caso da Fisher (que embala o produto com a marca Turma da Mônica e que teve a qualidade questionada em vídeos na internet), não aplicam óleo nem cera a base de carnaúba. Essa aplicação não é necessária, pois a fruta é colhida e lavada com cloro, logo depois passa por secagem e vai para a embalagem. Ela não é escovada como as frutas de cascas mais grossas porque  esse processo de escovação feri a casca, pois a maçã é uma fruta muito sensível. As frutas que aplicam cera não se come a casca (como o caso de tangerinas, laranjas e abacate).
    A maçã brasileira, geralmente, não recebe aplicação de cera, a que ela tem é natural. Então essa história de Parafina na maçã não é verdade. Podem comer sem medo.
   Gostou do artigo, curte e compartilha o Blog Vivo Agronomia e fique por dentro do que acontece no mundo da Agronomia.





4 comentários:

  1. no começo vc vala que as maçãs são revestidas com cra e no final diz que não...

    ResponderExcluir
  2. Sim, as frutas em geral são revestidas, MAS no Brasil, A MAÇÃ, não recebe aplicação de cera.

    ResponderExcluir
  3. Verdade, teve uma contradição ai, no começo disse que recebe a cera e depois diz que nao.

    ResponderExcluir
  4. Raspei 4 maçãs tirei a cera e levei ao fogo numa colher, tinha cheiro de vela e o oléo paresce. Uma cola.

    ResponderExcluir