segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Entomologia


Já estudou para o Concurso essa semana? Acompanhe o Blog e estude semanalmente pelos resumos dos conteúdos do concurso.


Um dos assuntos que são cobrados no concurso do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento é a Entomologia, ciência esta que estuda os insetos sob todos os seus aspectos e relações com o homem, as plantas e os animais. Esta ciência que faz parte da Agronomia é proveniente da união de dois radicais gregos entomon = inseto e logos = estudo e vem sendo empregada desde Aristóteles.



A Entomologia já vem sendo estudada a muito tempo, desde o Egito antigo, além dos gafanhotos citados no Antigo Testamento. No entanto, como ciência a Entomologia só ganhou impulso com Aristóteles (384-322 A.C), que escreveu o resumo mais fiel sobre os insetos de sua época. Depois vieram os romanos, que tinha como interesse a guerra, após este período, no século XV e XVI, movimento chamado de reforma cientifica, os entomologistas começam a estudar e observar os insetos e a partir daí iniciam-se as pesquisas visando o conhecimento.

No Brasil, as pesquisas com entomologia iniciaram-se em meados do século passado com vários pesquisadores estrangeiros, sendo que neste século são inúmeras as pesquisas realizadas por centenas de cientistas que se dedicam a entomologia. Mais especificamente no campo florestal, a entomologia ganhou força a partir da implantação dos primeiros reflorestamentos na década de 60, passando a fazer parte da área de pesquisa florestal denominada Proteção Florestal, que compreende o estudo e a prevenção dos incêndios, doenças e pragas florestais.

Fique ligado no blog Vivo Agronomia e atualize-se sobre o que acontece no mundo da agronomia.



Nenhum comentário:

Postar um comentário