quarta-feira, 17 de maio de 2017

Você sabe qual a diferença entre o álcool de cana e o de milho?

Entenda essa diferença e por que o Estados Unidos produzem etanol de milho e é o maior produtor do mundo e o Brasil está em segundo lugar no ranking, com a produção  a partir da cana-de-açúcar

 

 

A verdade é que nenhum país no mundo produz etanol com a mesma eficiência obtida pelo Brasil a partir da cana. Mas, mesmo assim, ela mostra vantagens e desvantagens de ambas as produções.

Custo

Cana-de-açúcar - O custo médio estimado para os produtores brasileiros, no ano de 2016, é de R$ 0,90 por litro. A vantagem do Etanol proveniente da cana-de-açúcar é que a molécula de açúcar (sacarose), que tem o álcool como subproduto, é facilmente quebrada pelas enzimas (invertase), pulando uma etapa na fabricação do etanol.

Milho -  Para a produção do etanol a partir do milho, o custo médio para os produtores americanos, gira em torno de R$ 1,10. Esta média é uma estimativa dos custos com a produção até o transporte deste milho. Isso ocorre devido ao alto custo das enzimas alfamilase e glucoamilase, que quebram as grandes moléculas de polissacarídeos (amido) do milho para obter o álcool.

Rendimento

Cana-de-açúcar - Apesar de se pensar que a cana tem mais açúcar que o milho, isso não ocorre, pois a cana-de-açúcar tem 54% menos açúcar do que o milho, ou seja, com uma tonelada de cana se faz apenas 89,5 litros de etanol em média.

Milho - Rendimento é maior do que a cana-de-açúcar, apesar de ser mais difícil transformar em açúcar o amido (polissacarídeo), o milho produz mais sacarose – e álcool. Em média, uma tonelada rende aproximadamente 407 litros de etanol.

Safra e Estocagem

Cana-de-açúcar - Tem a facilidade de ser colhida o ano todo sem precisar ser replantada durante cinco anos. Por outro lado, quando cortada, a mesma tem que ser moída em menos de 36 horas, o ideal que seja nas primeiras 24 horas.

Milho - Deve ser colhido quatro meses após o plantio, mas após colheita pode ficar estocado durante o ano inteiro.

Fermentação

Cana-de-açúcar - Menor tempo na fermentação, levando de 7 a 11 horas, tendo em vista que as moléculas de açúcar são menores e mais fáceis de ser quebradas.

Milho - Maior tempo, demorando entre 40 e 70 horas. Esta demora está relacionada ao tamanho da molécula, pois como descriminado anteriormente, as grandes moléculas de polissacarídeos (amido) do milho tem que ser quebrada pelas enzimas para produzir o álcool.

Produtividade

Cana-de-açúcar - A grande vantagem e o porque do Brasil produzir seu etanol da cana. Devido à cultura da cana-de-açúcar ser plantada em sulcos e necessitar de menor espaçamento no plantio, um hectare tende a render 90 toneladas de cana e produz entre 7 mil e 8 mil litros de etanol.

Milho - A produção de um hectare produz entre 15 a 20 toneladas de milho. Isso vai produzir aproximadamente uns 3.500 litros de etanol.

Então a vantagem do etanol brasileiro é a eficiência (produtividade) durante o processo de produção, ou seja, a cana produz mais biocombustível num mesmo quantitativo de área. 
 A vantagem ambiental no uso do etanol brasileiro também leva em conta. Durante o manejo na lavoura local para a produção de oito unidades de etanol são gastos apenas uma de combustível fóssil. Diferentemente do milho, no qual essa proporção é maior, chegando a 9,2. Além de que o ciclo de vida da cana-de-açúcar ajuda a combater as emissões de gases que causam o efeito estufa quase cinco vezes mais que o milho. Por esse motivo, o etanol de cana é considerado limpo e ecologicamente correto.

Outro ponto favorável à cana-de-açúcar são os subprodutos, pois estes têm um maior valor agregado em comparação aos do milho. A fertilização do solo na lavoura da cana é realizada com os resíduos do processo de industrialização, como a torta de filtro e a vinhaça. Os resíduos do etanol de milho são aproveitados principalmente na fabricação de ração animal e óleo.
 Gostou do artigo, curte e compartilha o Blog Vivo Agronomia e fique por dentro do que acontece no mundo da Agronomia.




Fonte: Portal do Agronegócio e Super Interessante

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário