domingo, 17 de novembro de 2013

Soja Preta, você conhece? E suas qualidades nutricionais?

Soja Preta, a oleaginosa que previne mais contra o envelhecimento do que a soja tradicional




    Você conhece a soja preta? Além das mesmas qualidades nutricionais, o grão preto apresenta o dobro de atividades antioxidantes e previne a degradação das células. Mesmo após o cozimento, estas características se mantém, de acordo como retrata Diana Figueiredo de Rezende, Engenheira de Alimentos da Faculdade de Ciências Farmacêuticas - FCF da Universidade de São Paulo - USP.

    O que diferencia a oleaginosa preta da amarela é a maior quantidade de compostos fenólicos e flavonóides e a presença de antocianinas, substancias que evitam reações de oxidação de moléculas, mais conhecidas como substancias antioxidantes.

    A soja preta possui 100% mais substancias antioxidantes que comparadas a soja amarela e as antocianinas são encontradas apenas no grão preto. Outros aspectos também foram analisados nesta pesquisa, como é o caso da diferença de massa, teores de gordura, ácidos grados, mas não foram encontradas diferenças significativa entre os grãos para estas variáveis.

    Todos estes dados estão na dissertação de mestrado de Diana Figueiredo que intitula-se "Estudo comparativo de características físico-quimicas e nutricionais da soja preta e amarela", trabalho este orientado pela professora Ursula Maria Lanfer Marquez.

Fique ligado no Blogger Vivo Agronomia e mantenha-se atualizado no que acontece no Brasil e no Mundo da Agricultura.


Fonte: USP; RuralBr



Nenhum comentário:

Postar um comentário