domingo, 24 de novembro de 2013

Cresce a produção de leite de búfala, conheça mais sobre este setor


O ano de 2013 pode terminar com crescimento de 20% para o setor





        O Brasil está entre os maiores criadores de búfalos do ocidente e boa parte desta criação encontra-se no estado de São Paulo e de acordo com a Associação de Búfalos no Brasil, relatos apontam que os primeiros animais teriam entrado pela Amazônia, em meados de 1890 a 1895, trazidos de barco por condenados foragidos da Guiana Francesa que atracaram na Ilha de Marajó.

    No sudeste, apenas em 1918, após importação de animais oriundos da Índia, o Uberabense Virmondes Martins Borges, trouxe entre as raças Guzerá e Gir, dois casais de Búfalos, no qual primeiros produtos foram comercializados em Fraca-SP.

       Atualmente a demanda é maior que a oferta e os preços estão em alta, com esta expectativa boa para o setor a produção pode chegar ao final de 2013 com crescimento de 20% em relação ao ano de 2012. No sudoeste de São Paulo, produtores estão animados com o bom momento do setor. A cadeia produtiva de leite de búfula, desenvolveu-se na região e atualmente possui 150 produtores com produção média de 30 mil litros de leite/dia no pico da safra (junho a julho). Número alto, para um setor que está impulsionada com a demanda existente e prevê maiores crescimento para anos subsequente.

     Outra realidade observada é que a maioria dos produtores conciliam a criação de búfalos com outras culturas como abóbora e melancia, mas após a formação de uma cooperativa os preços obtiveram melhores índices, pois com a saída dos atravessadores, possibilitou a distribuição nos laticínios locais, proporcionando uma maior rentabilidade com a produção obtida.

Confira o Blog Vivo Agronomia, e fique ligado no que acontece no Brasil e no Mundo da Agronomia.


Fonte: RuralBr; ABCB






Nenhum comentário:

Postar um comentário