PRODUTORES DE LEITE ESTÃO BUSCANDO O SISTEMA COMPOST BARN PARA INCREMENTAR A PRODUTIVIDADE
Compost Badded Pack Barn é um sistema de criação de vacas leiteiras que tem como objetivo proporcionar maior conforto aos animais alojados, este sistema teve início nos Estados Unidos na década de 1980 e começou a se popularizar no Brasil no ano de 2012.
O Compost Barn, como é mais chamado, utiliza uma grande área aberta para descanso, com cama composta por serragem, lasca de madeira e esterco compostado, proporcionando uma superfície de descanso confortável e seca para as vacas em lactação. Os benefícios desse sistema estão associados à estrutura fornecida aos animais, conforto, limpeza dos animais, baixa manutenção, redução nos problemas de cascos, diminuição da contagem de células somáticas, aumento da detecção de cio, facilidade de manipulação de esterco e maior valor agregado, aumento da produção, aumento da longevidade, baixos custos de investimento, menos odores e moscas e maior liberdade de movimento e menor custo por animal quando comparadas aos sistema Free-Stall.
Todo e qualquer sistema de criação, tem como objetivo o conforto e bem estar dos animais com intuito de atingir maiores índices de produtividades e assim como os demais sistemas, o Compost Barn tem critérios e regras na construção e manejo para que se possa atingir estas metas.
De acordo com o Médico Veterinário Sandro Viechnieski, gerente e parceiro da Star Milk, propriedade que produz cerca de 6,4 milhões de litros de leite/ano localizada no Oeste do Paraná, relata um crescente aumento na construção do Compost Barn no Brasil, principalmente pelo fato de existir uma tendência do produtor em achar que é uma construção simples e de baixo custo e este fato não vem se consolidando porque como em qualquer outro tipo de confinamento existem regras que devem ser seguidas para que o alojamento venha a dar resultados duradouros.
Gostou da informação, então torne-se um seguidor do blog Vivo Agronomia, cadastre-se e fique por dentro do que acontece no Brasil e no Mundo sobre Agronomia.
FONTE: RuralBR; Universidade do Leite
Nenhum comentário:
Postar um comentário