domingo, 5 de abril de 2015

Nova variedade transgênica da soja aguarda aprovação da China

 

A empresa Monsanto divulgou nova semente de soja, mas precisa autorização chinesa

 


   A Companhia Monsanto é uma indústria multinacional de agricultura e biotecnologia, situada nos Estados Unidos, na qual é líder mundial na produção do Herbicida Glifosato, vendido com o nome de Roundup, e lider de sementes transgênicas. No Brasil, sua sede fica na cidade de São Paulo e compreende as indústrias de sementes Agroceres, Agroeste Sementes, CanaVialis e a Alellyx.

     Para o  lançamento oficial de novas variedade de sementes de soja transgênica, a Empresa necessita do aval da China, pois o país compra mais de 70% da soja exportada pelo Brasil. Segundo a empresa, esta nova variedade é resistente a vários tipos de herbicidas

   Os órgãos reguladores chineses têm todas as informações necessárias para conceder a aprovação. No entanto, representantes da indústria de sementes já comentaram que o processo de regulamentação na China parece ser uma espécie de caixa-preta - a Bayer, somente começou a comercializar a variedade Liberty Link 55, no ano de 2014, após sete anos de espera a Bayer colocou no mercado esta variedade que é resistente a herbicidas mais potentes, que combatem ervas daninhas que não respondiam mais ao glifosato.

   Além disso, o país asiático já rejeitou carregamentos de soja oriundo do Brasil, carregamentos de milho oriundos dos EUA, isso depois de detectar a presença de transgênicos não autorizados. Por isso, muitas empresas relutam em lançar as sementes nos EUA ou no Brasil antes da aprovação do produto na China.

    Gostou do artigo, fique ligado no Blog Vivo Agronomia e acompanhe as principais notícias do mundo da Agronomia.









Nenhum comentário:

Postar um comentário