terça-feira, 10 de março de 2015

Nordeste terá pela primeira vez maior produção de grãos que o Sudeste

Sudeste não se prepara e é prejudicado pela seca, perdendo para o Nordeste na produção de grãos




  De acordo com IBGE, a escassez de chuva no Sudeste prejudica a produção de grãos e com isso o Nordeste deverá ultrapassar a produção de grãos neste ano. Pela primeira vez na história do levantamento do IBGE, isso acontece.

   Segundo Mauro Andreazzi, gerente da Coordenação de Agropecuária do IBGE, a produção do Nordeste será 23,617 mil toneladas superior à do Sudeste. 

  Ficando a distribuição do volume da produção em 2015 da seguinte forma: 80,6 milhões de toneladas no Centro-Oeste, com redução de 2,8%; 75,7 milhões de toneladas no Sul, com crescimento de 7,0% ; em 18,9 milhões de toneladas no Nordeste, com crescimento de 20,4%; 18,8 milhões de toneladas no Sudeste, com crescimento de 5,1%; e em 5,5 milhões de toneladas no Norte com crescimento de 0,4%

   O Centro-Oeste reduziu em termos de volume, mas em valores deverá aumentar, pois optou-se por uma cultura de menor volume, a soja, em função da cultura do milho. Sendo assim, em 2015, o estado do Mato Grosso continuará como o maior produtor nacional de grãos, com uma participação de 23,3%, seguido pelo Paraná (18,4%) e Rio Grande do Sul (16,2%). Somados, os três Estados representam 57,9% da safra nacional.

  Gostou do artigo, fique ligado no Blog Vivo Agronomia e  acompanhe as principais notícias do mundo da Agronomia.





Nenhum comentário:

Postar um comentário